top top top
logo
image1 image2 image3

O Curso

Aprovado no dia 4 de julho de 2003 através da Resolução n. 031/2003/CONSEPE, o Curso de Graduação em Engenharia da Computação da Faculdade de Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas, homologado pela Resolução n. 013/2003/CONSUNI em 6 de novembro de 2003, tem por finalidade formar profissional capaz de atuar na concepção, planejamento, execução e controle de sistemas de computação; consultoria; assessoria; ensino e pesquisa.

 

O Engenheiro da Computação é um profissional da Engenharia capaz de projetar, desenvolver e implantar sistemas integrados de hardware e de software, de ferramentas para sua utilização, e de soluções finais para usuários de sistemas computacionais, que hoje permeiam quase todas as áreas de trabalho e profissões. Assim, o Engenheiro da Computação poderá atuar, no desenvolvimento de produtos, aplicações e serviços, em empresas ou indústrias usuárias de informática, grupos financeiros, centros de pesquisa e desenvolvimento, universidades, estabelecimentos de ensino e nos serviços públicos.

 

A Engenharia da Computação visa à aplicação da ciência da computação e o uso da tecnologia da computação na solução de problemas típicos de engenharia. Destina-se à formação de profissionais capazes de atuar principalmente em áreas em que existe uma forte integração entre software e hardware, como automação industrial, sistemas paralelos e distribuídos, arquitetura de computadores, comunicação de dados e processamento digital de sinais. Para tanto, o curso de Engenharia da Computação deve dar aos seus alunos uma boa formação básica nos fundamentos científicos relevantes das Ciências Exatas e Naturais (principalmente Física e Matemática), da Engenharia Elétrica e Ciência da Computação.

 

O curso de Engenharia da Computação, implantado na Faculdade de Tecnologia, visa formar profissionais capacitados para utilizar a tecnologia da computação na solução dos problemas ligados à automação de sistemas. Os egressos desse curso devem estar situados no estado da arte da ciência e da tecnologia da computação, de tal forma que possam continuar suas atividades na pesquisa, promovendo o desenvolvimento científico, ou aplicando os conhecimentos científicos, promovendo o desenvolvimento tecnológico.  O curso combina conhecimentos de Engenharia Eletrônica e da Computação, em seus aspectos de software e hardware, formando profissionais capacitados a atuarem em áreas tecnológicas tais como: Comunicação de dados e redes de computadores; Automação industrial e controle de processos; Circuitos, sistemas integrados e microeletrônica; Processamento de sinais digitais (imagens, voz); Sistemas eletrônicos e de computação embutidos em equipamentos para eletrônica automotiva e médica, telefonia celular, dentre outros; Robótica e sistemas de manufatura.

2017  CAECOM | Centro Acadêmico de Engenharia da Computação